COVID-19: campanha de professor da UFV já arrecadou mais de 270 litros de álcool e 1800 gorros para hospitais

Foto: Cláudio Mafra

A campanha do professor titular do Departamento de Bioquímica e de Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cláudio Mafra, já arrecadou mais de 270 litros de álcool, 1800 gorros e cerca de 210 jalecos para serem doados para os hospitais de Viçosa. No entanto, segundo ele, ainda há uma grande dificuldade em conseguir sacos de autoclave, material de extrema importância para o uso de produtos hospitalares não descartáveis. Até o momento foram arrecadados cerca de 40 sacos.

Segundo o também Avaliador Internacional de Biorrisco, certificado pela Federação Internacional das associações de Biossegurança no Canadá, a decisão de iniciar essa campanha de arrecadações e doações partiu da ideia de que os materiais que existem nos laboratórios da UFV hoje terão mais utilidade nos hospitais da cidade.

Por conta de todos os fatores que cercam a pandemia do coronavírus e sabendo da carência que os hospitais e as áreas da saúde tem, decidimos por pegar materiais do nossos laboratórios como álcool, jalecos, luvas e gorros, que não terão usos de imediato e doar aos hospitais, que realmente precisam por agora.

Disse o professor

Ainda segundo ele, a iniciativa tem como base os estudos e projeções feitos que afirmam que o colapso do Sistema de Saúde do Brasil ocorrerá dentro de quatro semanas, além, claro, de proteger tanto os pacientes como os profissionais da saúde; pessoas que não podem se tornar infectados. Esse cuidado é essencial para que não aconteça aqui o que tem acontecido em diversos lugares do mundo, justamente pela falta de materiais de proteção individual.

As doações continuam e todos podem ajudar. Quem puder, procure a Divisão de Saúde da UFV e faça sua doação. Lá, serão recolhidos todos os materiais e distribuidos de acordo com a demanda de cada hospital. Além disso, o Hospital São João Batista também está recebendo doações em dinheiro através do link http://hsjbvicosa.com.br/.

Deixe um comentário