Cajuri se prepara para lidar com a pandemia

Por ser uma cidade pequena com pouco mais de 4000 habitantes segundo o censo de 2010, um único caso confirmado de Covid-19 em Cajuri poderia causar um grande stress na estrutura de saúde, visto que o município nem sequer possui UTI e conta apenas com UBS’s(Unidades Básicas de Saúde). O Secretário de Segurança Institucional da cidade, Tenente Petrônio Aguiar Barbosa, conversou com o Jornal de Viçosa sobre os planos da prefeitura para lidar com a crise.

Cajuri já vem se preparando para lidar com a pandemia a algumas semanas, no dia 13 de março, a prefeitura decretou estado de Emergência de Saúde Pública, no dia 23 foram colocadas barreiras sanitárias nas fronteiras municipais e, segundo Aguiar, nos últimos dias ocorreram melhoramentos nessas barreiras, como o aumento de pessoal proporcionando 24 horas de segurança.

Para o secretário, outra medida importante foi a campanha de vacinação contra a gripe comum, que ocorreu em atendimento domicilio para os moradores de zona rural que são do grupo de risco(idosos e portadores de doenças crônicas), de forma a não precisar desloca-los para o centro.

Aguiar destaca também que a prefeitura tem ciência de que muitos moradores, principalmente idosos, dependem de serviços disponíveis apenas em Viçosa, como saque de benefícios do INSS por exemplo, por isso tem se tomado medidas de forma a tentar não prejudica-los, estão sendo disponibilizados ônibus para a locomoção dessas pessoas, respeitando as normas de distancia da OMS(Organização Mundial da Saúde) e com escolta da Secretaria Municipal de Segurança Institucional para a garantir tanto a segurança quanto a saúde desses cidadãos.

Além disso, o prefeito de Cajuri, Ricardo Andrade, reitera em suas redes sociais, para que cajurienses que estão em cidades maiores evitem o retorno nesse momento, como forma de tentar impedir a chegada do vírus. Lembramos que muitos infectados são assintomáticos ou seja, não apresentam sintomas, mas ainda assim são capazes de transmitir o vírus.

Medidas conjuntas dos municípios da microrregião.

Em reunião com o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, no dia 31 de Março, os prefeitos das cidades da microrregião, inclusive Cajuri, acordaram medidas conjuntas para combater a pandemia tais como a utilização de recursos do consórcio para investimentos em tratamento, apoio da Polícia Militar nas barreiras sanitárias e um protocolo padrão para lidar com suspeitas e possíveis casos confirmados, seguindo as recomendações da OMS.

Deixe um comentário