Comércios em Viçosa reabrem a partir do dia 22 utilizando sistema de rodízio de CPF’s

Por Júlio Rocha, estudante de Jornalismo da UFV.

Em entrevista coletiva concedida hoje (16), o prefeito Ângelo Chequer, junto do secretário de saúde, do diretor geral do SAAE e do procurador-geral do município, anunciou o decreto da reabertura parcial dos comércios da cidade a partir do dia 22. A decisão vem acompanhada de diversas medidas que visam a proteção dos clientes e dos colaboradores, e foi elaborada depois de deliberações com especialistas da área médica e empresários da cidade. Muitas empresas em Viçosa ameaçam entrar em falência nos próximos dias caso não haja esse afrouxamento no isolamento.

Para voltar a funcionar, os comércios deverão assinar um termo de responsabilidade no qual vão estar se comprometendo a atender novas normas de segurança, tais como:

  • A obrigatoriedade do uso de placas de acrílico nos caixas, de forma a criar uma proteção física para os operadores e clientes;
  • Os estabelecimentos como barbearias e salões devem fazer apenas atendimentos agendados, de forma que o cliente não fique mais de 20 minutos nas dependências;
  • Todos os colaboradores dos comércios devem usar máscara e o estabelecimento deve oferecer álcool em gel 70% a todas as pessoas no ambiente; as filas serão de responsabilidade dos estabelecimentos que devem ter um colaborador responsável pela sua organização;
  • Colaboradores que residem com pessoas do grupo de risco devem ser afastados;
  • Deve ser respeitado o limite de uma pessoa a cada 4 m² dentro do estabelecimento.

A medida que mais chamou atenção é a de que a partir de 22 de abril, só se poderá ir a comércios em dias pré-determinados, respeitando um rodízio de CPF’s de forma a limitar o número de pessoas nos estabelecimentos, assim evitando aglomerações. O rodízio vai funcionar da seguinte maneira:

  • Pessoas com o ultimo dígito do CPF sendo 1, 2 ou 3 poderão fazer compras nas SEGUNDAS e QUINTAS;
  • CPF’s terminados em 4, 5 e 6 poderão sair as TERÇAS e SEXTAS;
  • CPF’s terminados em 7, 8, 9 e 0 poderão fazer suas compras nas QUARTAS e SÁBADOS.

Os únicos comércios que funcionarão fora desse rodízio são postos de gasolina, farmácias e funerárias.

Essas dentre outras medidas que constam no novo decreto vão ser fiscalizadas por uma equipe reforçada da prefeitura que deve contar com mais de 80 pessoas. Em caso de descumprimento das normas, o estabelecimento terá que fechar suas portas e cidadãos que forem pegos descumprindo o rodízio levarão multa de pelo menos R$25.

Vale destacar que não estamos em processo de lockdown ou quarentena, então apesar de a recomendação ser para que fiquem todos em casa, as pessoas ainda podem sair para fazer atividades físicas por exemplo, o rodízio de CPF’s funcionará apenas dentro dos comércios.

Hotéis, casas de show, bares e restaurantes continuarão não podendo receber atividades presenciais visto que promovem aglomerações, segundo o prefeito haverá um estudo de forma a socorrer esses estabelecimentos.

O prefeito ainda destacou que viçosa conta com 42 leitos para tratamento de Covid-19 contabilizando os dois hospitais, sendo que esse número pode vir a ser aumentado para 117 em caso de emergência. Ele lembra também que a UFV está se preparando para a realização de testes rápidos, que devem ser ministrados tanto em casos suspeitos quanto em pessoas recém chegadas à cidade, além de que a prefeitura está trabalhando na licitação de quatro novas ambulâncias.

As barreiras sanitárias devem continuar ativas até pelo menos 15 de maio.

Estudos indicam que o pico da pandemia deve chegar no Brasil entre maio e junho e durante a coletiva, foi recordado que as medidas tomadas podem ser revistas e inclusive revogadas a qualquer momento visto a situação da cidade com relação ao Coronavírus.

2 comentários sobre “Comércios em Viçosa reabrem a partir do dia 22 utilizando sistema de rodízio de CPF’s

Deixe um comentário