Aulas da rede estadual retornam na próxima segunda-feira

Por: Thais Pereira Cal, estudante de Jornalismo da UFV

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) anunciou que as aulas voltarão segunda feira (18) de maneira remota mediante internet, canais de TV e aplicativos. Em Viçosa as escolas estaduais estão se adaptando à nova realidade.

“A educação deve ser para todos, cerca de 700 mil alunos em Minas Gerais não terão condições de desenvolver o estudo dessa maneira, seja pelo acesso a internet, ao material ou a televisão. Essa medida foi imposta pela SEE sem dialogar com as escolas. Nós repudiamos a tentativa de criar um modelo de educação que excluí os mais pobres.” Paulo Grossi, Diretor estadual do SIND-UTE-MG e Presidente do Conselho Municipal de Educação.

As instituições de ensino tiveram que analisar a situação dos alunos para saber a melhor forma de distribuir o conteúdo das aulas. Aqueles que tiverem acesso a internet será disponibilizado por plataformas como WhatsApp e Facebook. Aos que não têm acesso a internet as escolas se responsabilizam por imprimir os materiais e distribuir aos alunos pelos correios ou disponibilizar para retirar na escola.

“Na nossa escola cerca de dois a três alunos por sala não tem acesso nenhum a internet. Nesses casos nós vamos entregar os materiais já impresso, esse é o nosso último recurso por causa da verba que temos disponibilizada” Silvia, Diretora do ESEDRAT.

O download pode ser feito através do link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/ . Também será disponibilizado conteúdo pelo aplicativo “Conexão Escola” e pelo canal Rede Minas pelo programa “Se liga na educação”. Durante as teleaulas e no aplicativo terão uma aba disponível para os alunos tirarem dúvidas com os professores. A carga horaria das teleaulas será descontada nas 800 horas obrigatórias para alunos e professores. Ao retornarem as aulas será elaborado um novo calendário e serão aplicadas avaliações para analisar o aprendizado dos alunos.

O material impresso só será entregue aos alunos que realmente precisarem visto que a Diretoria Administrativa Financeira (DAF) não disponibilizou novos recursos para a confecção dos cadernos.

Deixe um comentário