“Nossa equipe está bem capacitada”, diz enfermeiro de Viçosa

Por: Guilherme Alves, estudante de Jornalismo da UFV.

Foto: HSJB / Divulgação

A pandemia de COVID-19 continua se alastrando pelo mundo e fazendo vítimas. Com isso, os profissionais da saúde, são a linha de frente da população contra a nova doença. Em Viçosa, segundo Reinaldo Costa Sakamoto, técnico de Enfermagem há 10 anos e enfermeiro do Hospital São João Batista (HSJB), a expectativa é de que a situação não saia do controle na cidade, mas a equipe médica está bem capacitada para cuidar dos casos que surgirem.

A expectativa é que todos façam a sua parte e essa situação não saia do controle, a nossa equipe (médicos, enfermeiros e técnicos) está bem capacitada, para que possamos cuidar de todos os pacientes com eficiência.

– Reinaldo Costa Sakamoto.

Mais de 2 meses após a Organização Mundial de Saúde declarar pandemia de Covid-19, Viçosa já totaliza 13 casos (ATUALIZAÇÃO: 15 CASOS) confirmados de Covid-19 e tem outros 86 em investigação, sendo cinco deles internados em leitos clínicos. Diante desse cenário, a equipe do HSJB teve sua rotina alterada durante esse período para que os treinamentos fossem realizados de maneira mais constante e eficaz.

O hospital está nos dando todo o apoio possível e todos os Equipamentos de Proteção que necessitamos neste momento. A nossa rotina mudou bastante, temos treinamento atrás de treinamento, com rodízio de colaboradores no CTI, para que conheçam a rotina e se familiarizem com os aparelhos essenciais do setor.

Reinaldo Costa

Além disso, segundo o enfermeiro, os últimos dias têm sido de trabalho intenso, e que toda equipe está sendo treinada para exercer com eficácia suas funções durante esse momento. No entanto, ele ressalta que a ansiedade e o medo por conta da rapidez de transmissão do vírus existe, principalmente pela possibilidade de se contaminarem e contaminarem seus familiares. Dos últimos cinco casos confirmados no último dia 19, três são de profissionais da saúde.


Por fim, Reinaldo fez um apelo para que a população se conscientize, faça sua parte e fique em casa neste momento. Afinal, segundo ele, a quantidade de infectados têm aumentado a cada dia e por isso temos que tomar todos os cuidados possíveis.

Pedimos a toda população se conscientizem, façam a sua parte, não deixe de usar máscaras em todos os momentos, lave as mãos o quanto puder com água e sabão e não se esqueçam do álcool em gel, evitem aglomerações, se cuidem para evitarem a contaminação. Estamos na linha de frente por vocês, fique em casa por nós!

– Reinaldo Costa Sakamoto.

Deixe um comentário