Laboratórios da UFV atendem 128 municípios para testagem de Covid-19

Por: Guilherme Alves, estudante de Jornalismo da UFV.

Foto: Divulgação / UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é referência na testagem de Covid-19 para Viçosa e municípios das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Manhuaçu, Ponte Nova e Patos de Minas (incluindo cidades do Noroeste) e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.

No total, os seis laboratórios da UFV, cinco em Viçosa e um em Rio Paranaíba, credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização dos testes de detecção do novo coronavírus estão habilitados para atender a 128 municípios, sendo 95 no campus Viçosa e 33 em Rio Paranaíba. Contabilizando todas as cidades, cerca de 1,7 milhão de habitantes têm seus testes enviados para a Universidade.

Desde o dia 15 de abril, data em que os testes se iniciaram, até ontem (11), foram realizados 1695 testes, os chamados RT-PCR em tempo real, no qual uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente é coletada e levada ao laboratório para uma busca pelo material genético do SARS-Cov-2 (vírus do Covid-19). O resultado é emitido em até 48h.

Para que nenhum laboratório da UFV fique sobrecarregado, as novas amostras são distribuídas conforme a demanda. No campus Viçosa, o Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde é o responsável por gerenciar o recebimento, cadastrando-as no sistema, repassando-as aos outros laboratórios e emitindo os laudos posteriormente.

Deixe um comentário