HSS recebe doação de R$ 14 mil em produtos químicos para sua lavanderia

Por Alice Ruschel, estudante de Jornalismo da UFV

O projeto Salve Vidas doou 878,40 litros de produtos químicos ao Hospital São Sebastião. (Foto: Imprensa/HSS)

No dia 17/06, o setor de lavanderia do Hospital São Sebastião (HSS) recebeu uma doação, do projeto Salve Vidas, de produtos químicos no valor de R$ 14.322,71, equivalente a 878,40 litros de produtos. Tatiane Torres, a coordenadora da lavanderia do HSS conta que a instituição lava “em torno de 24 mil quilos de roupas por mês e este montante doado atende a demanda de dois meses.”

Segundo Tatiane Torres, os materiais doados compreendem detergentes, sabões, branqueadores ou alvejantes, acidulantes e amaciantes que irão colaborar para a higienização das roupas e também segurança dos pacientes do hospital.

Esperamos lavar cerca de 48 mil quilos de enxovais hospitalares com essa doação. No Hospital São Sebastião, lavamos em torno de 24 mil quilos de roupas por mês e este montante doado atende a demanda de dois meses”, conta ela.

Além disso, a coordenadora diz que a expectativa do valor de roupas lavadas pode sofrer variação conforme o nível de sujeira dos materiais a serem higienizados. De acordo com ela, uma roupa muito suja (com vestígios de sangue ou fezes), deve ser lavada no processo pesado e que gasta muito mais produto. Enquanto que uma menos suja (roupas secas ou sem manchas visíveis), se lava em um processo leve e que se gasta menos quantidade de produto.

Tatiane destaca também que é fundamental que a população entenda que a correta lavagem e higienização dos enxovais (roupas de cama, roupas cirúrgicas, camisolas, uniformes hospitalares) previne a descontaminação dos mesmos para não ocorrer infecções hospitalares.

Sem o correto funcionamento da lavanderia hospitalar, o funcionamento do hospital pode ser comprometido, uma vez que a lavanderia quem higieniza e permite que o material seja utilizado novamente. Com essa doações, é possível trazer benefícios para própria população de Viçosa e por isso a importância delas”, ressalta.

 

O Hospital São Sebastião continua recebendo doações, pelo site da instituição ou pelo próprio projeto Salve Vidas. Mais informações no site do projeto. O Salve Vidas é um projeto de natureza sócio-assistencial do Rotary Club Viçosa – Cidade Universitária, em parceria com a Casa do Empresário de Viçosa, que não possui qualquer vinculação político-partidária, sendo uma iniciativa exclusiva da sociedade civil. O objetivo do projeto é arrecadar recursos financeiros para os hospitais  São João Batista e São Sebastião, ambos situados em Viçosa-MG. Esses recursos são voltados para custeios suplementares e emergenciais de insumos, materiais hospitalares e de limpeza, manutenção e aquisição de novos equipamentos e para melhoria de infraestrutura. 

Deixe um comentário