Escolas Municipais de Viçosa antecipam férias

Por Thais Pereira Cal, estudante de Jornalismo da UFV

A Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), decretou em 19 de Junho que as escolas municipais da cidade e seus funcionários antecipariam o recesso escolar e as férias previstas para julho de 2020, devido à pandemia de Covid-19. O recesso dura 15 dias e vai de 22/06 a 06/07.

A medida foi tomada em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelo Conselho Municipal de Educação. A principio, a ideia é antecipar apenas 15 dias, mantendo ainda uma porcentagem das férias dos profissionais da educação, tendo em vista o futuro ainda incerto do isolamento social.

Segundo a secretária de Educação, Ana Monteiro, “O diálogo continuará constante com o Conselho para outras alterações que se fizerem necessárias, com o cuidado de garantir todos os direitos dos trabalhadores da educação.”

Para a diretora da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, Carla Soares, a decisão é positiva: “Eu achei sensato, visto que não temos a menor ideia de quando vamos retornar. Já tendo esses 15 dias, quando a situação se normalizar nós podemos voltar sem ter que fazer essa pausa. Afirma Carla.

Ao contrário das escolas estaduais, as municipais não adotaram os Planos de Estudos Tutorados (PET), nem atividades remotas. O motivo foi não reforçar as desigualdades sociais, e foi uma decisão tomada em conjunto pelo CME e o Poder Executivo. O município criou um canal de comunicação chamado “Rede Educação“, feito pelo Facebook, dando dicas para os alunos e seus familiares. O canal permanece ativo durante o recesso e pode contribuir como carga horária de trabalho remoto.

Deixe um comentário