A nova tecnologia permite aferir a temperatura de uma distância mais segura e comprovar aglomerações irregulares. Confira!

Câmeras termográficas auxiliam no trabalho das barreiras e pontos móveis em Viçosa

Por Alexandre Leite, estudante de Jornalismo da UFV

Segundo a Prefeitura, o treinamento das equipes que manuseiam as câmeras termográficas foi realizado antes do início da utilização nas barreiras e pontos móveis (Foto: PMV)

A Secretaria de Saúde de Viçosa fez a aquisição de 5 câmeras termográficas, que prometem facilitar o trabalho dos agentes nas barreiras e pontos móveis de Viçosa (como acesso de hospitais e unidades de saúde, rodoviária e bairros que possuam maior intensidade de casos registrados e confirmados).

A nova tecnologia permite que a aferição da temperatura seja feita de uma distância mais segura entre o profissional e o paciente; registra o histórico das temperaturas aferidas; e consegue captar a presença de várias pessoas de forma simultânea, o que permite comprovar aglomerações irregulares durante as operações de fiscalização. Além disso, as câmeras termográficas possuem uma eficácia maior na leitura da temperatura corporal em relação aos termômetros infravermelhos, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Os recursos vieram da própria Secretaria de Saúde, com dispensa de licitação, com o custo de R$67.500,00. Dois desses aparelhos estão fixos nas barreiras de Viçosa-Teixeiras e Viçosa-Cajuri, já que, segundo a Prefeitura, esses são os locais com maior fluxo de pessoas. E os demais serão utilizados em pontos móveis da cidade .

Além das câmeras termográficas, o município planeja reforçar o trabalho com a aquisição de drones. No entanto, a Prefeitura informou que os valores ainda estão sendo orçados, para a pesquisa do melhor preço do mercado, e que após a compra, será feito um treinamento com os profissionais para que a tecnologia possa ser utilizada de forma correta e eficaz.

Deixe um comentário