O Corpo de Bombeiros trabalha com precaução na pandemia

Por Jamília Lopes, estudante de Jornalismo da UFV

Quartel do Corpo de Bombeiros em Novo Silvestre /Viçosa Foto: Tenente Thiago Augusto

Os militares do pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estão, desde o início da pandemia, em Março se adaptando às mudanças necessárias de prevenção da Covid-19. De acordo com o segundo tenente Thiago Augusto da Silva, alguns dos profissionais do setor administrativo têm trabalhado em casa para se prevenir do contágio da doença e, em caso de necessidade, substituir os militares contaminados que se ausentem do serviço. Ele informa que não tem ninguém afastado por contagio da doença até o momento.

O tenente Thiago conta que no total são 34 militares dos quais 29 atendem as ocorrências, dois estão nos serviços presenciais de vistoria e cinco trabalhando em casa. Eles exercem as funções de prevenção, atendimento e administração. Relatou também que o militar que apresente qualquer sintoma é afastado e testado, retorna somente após o resultado negativo para o teste.

De acordo com o tenente o número de ocorrências diárias permanecem entre seis a oito e afirma que para a proteção da integridade da tropa e trazer proteção aos pacientes durante todo o atendimento os militares recebem o Equipamento de Proteção Individual (EPI); roupões, máscaras, luvas, óculos, máscaras full face que garante maior segurança entre outros. Após o atendimento os equipamentos são desinfectados e alguns até descartados. A viatura que é o único carro que faz atendimento a casos suspeitos de coronavírus passa por uma rigorosa limpeza para que as chances de contaminação sejam minimizadas.

Além dessas medidas de segurança outras são relatadas pelo tenente tais como; o uso obrigatório de máscaras no interior do quartel, a limpeza constante das áreas comuns, a reorganização dos alojamentos com distanciamento entre os dormitórios, os horários das refeições foram diferenciadas, adaptaram capas para os colchões que permitem a limpeza com álcool. Ele afirma também que os militares diariamente são orientados a se resguardarem no período de folga.

Deixe um comentário